Close

Sign In

Close

Como substituir a fritura por assado e grelhado sem perder o sabor

Você não troca uma boa fritura por nada, mesmo sabendo que é a opção menos saudável?

Então vou dar dicas para preparar os alimentos sem ter que abrir mão do sabor.

Dicas para grelhar

Ao grelhar uma carne não é necessário usar gordura, mas para conservar sua maciez e suculência é aconselhado selar os dois lados do filé e não espetar os bifes com um garfo. Aqueça bem à grelha em fogo alto antes de começar a usá-la, dessa maneira uma crosta se forma em volta do alimento, agindo como uma camada protetora que retém os sucos nutritivos e mantém a maior parte dos nutrientes em seu interior.

Grelhar convém para postas de carne menores (de até, no máximo, 4 cm de espessura), magras e macias. Os cortes que podem ser grelhados são filé mignon, contrafilé, alcatra, picanha, maminha, fraldinha e os de lombo, como a bisteca. Alguns tipos de legumes, como abobrinha e berinjela, também são indicados para essa técnica.

Dicas para assar

Quando for assar uma carne, não a salgue antes que já esteja dourada, por que o sal pode deixá-la ressecada. O correto é retirar toda a gordura visível das carnes e também a pele do frango antes de prepará-los. E ao levar ao forno, coloque a peça sobre rodelas de cebola, assim a gordura interna ao escorrer não irá engordurar o assado.

Assar já é mais indicado para peças maiores e inteiras de carnes, por exemplo, uma de picanha ou costela. Como não utiliza água nem gordura, a vantagem dessa técnica é que os nutrientes e sabor dos alimentos são preservados.

Batata frita X Batata assada

Uma batatinha assada pode tranquilamente substituir as fritas sem dever nada no sabor. Minha dica é cozinhar a batata até que fique ‘al dente’ e só depois levar ao forno, em temperatura alta, para assar, regando com azeite e ervas. Você também pode preparar mandioca dessa maneira. Elas vão ficar com uma camada crocante irresistível e muito mais saborosa.

Edição de Junho de 2013

gastro

Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios