Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 24/01/2014

ENCONTRO DO PP
Foi considerado positivo o encontro regional que o Partido Progressista realizou em Lagoa Vermelha, reunindo dezesseis municípios da região da AMUNOR e AMUCSER. A reunião contou com as presenças de lideranças de Bom Jesus, Sananduva, São João da Urtiga, Barracão, Esmeralda, Capão Bonito do Sul, Muitos Capões, Vacaria, Santo Expedito do Sul, Cacique Doble, Lagoa Vermelha e Ibiraiaras. Os progressistas, na sede da Associação dos Funcionários da Lojas Volpato, discutiram sobre candidaturas em nível de região, bem como a possibilidade de ver concretizado o nome da senadora Ana Amélia Lemos ao Palácio Piratini. A reunião foi coordenada pelo presidente do PP de Lagoa Vermelha, vereador Luiz Carlos Kramer.

ORGANIZAÇÃO
O PP da região está procurando se organizar, pois vê o nome da Ana Amélia com reais chances de ganhar o governo do Estado. Está esperando apenas a confirmação oficial, que deverá vir somente no mês de abril. Mas, desde já, nos bastidores, os progressistas articulam na região, buscando fortalecer o partido para enfrentamento, em especial com o PP, que deve buscar a reeleição através do governador Tarso Genro.

PONTO PRINCIPAL
O ponto principal da reunião do PP foi a análise de possíveis lideranças que poderiam disputar vagas a Assembleia Legislativa do Estado, em nome da região, e que fazem parte dos progressistas. Entre estes nomes, estão o da vereadora de Vacaria, Jane Andreola; ex-prefeita de Muitos Capões, Mara Barcellos; ex-prefeito de Caseiros, Marcos Canali; ex-prefeito de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato; vereador de Lagoa Vermelha, Clóvis Neckel, entre outros.

MOACIR VOLPATO
O nome do empresário Moacir Volpato, na reunião, foi o mais comentado para uma disputa neste pleito em nível de Legislativo. Várias lideranças da região veem em Volpato a condição de pré-candidato desde já. Existem setores, e são muitos, que querem ver Volpato candidato a deputado federal.

CRESCE A PRESSÃO
É notório. Cresce a pressão em torno do nome de Moacir Volpato para representar o PP através de uma candidatura a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa. Vai ser difícil Volpato escapar dessa. Na jogada, senadora Ana Amélia Lemos. Além é claro, o próprio PP gaúcho quer vê-lo candidato.

ENTRE OS DEZ
O PP do Rio Grande do Sul possui o maior respeito com relação ao nome do ex-prefeito Moacir Volpato. Surge a informação de que Volpato está entre as dez lideranças progressistas com reais chances de se eleger deputado. A sondagem é do próprio PP. Mais um argumento que as lideranças usarão para convencer Volpato a uma candidatura.

CANALI
Mesmo não estando presente, o nome do ex-prefeito Marcos Canali é bem-vindo junto aos progressistas e é tido como alternativa na disputa de vaga ao Parlamento Gaúcho em nome do PP. Canali, quando prefeito de Caseiros, realizou bom governo, fato que marcou suas duas gestões.

APPIO
Francisco Appio, lagoense que já esteve em Brasília e Porto Alegre, como deputado, em nota enviada ao partido, coloca seu nome à disposição para concorrer novamente. Se o partido entender, será candidato. “Reitero minha disposição de submeter meu nome à vontade do Partido Progressista, para retornar à Assembleia Legislativa. A postulação não é oportunista e sim oportuna, lastreada nos 34.200 votos (2010) e a condição de terceiro suplente”, disse Appio.
ESQUERDA CAVIAR
Appio afirmou, ainda que a candidatura do prefeito de Vacaria, Eloi Poltronieri, PT, dará um vigoroso palanque ao atual Governador Tarso. Para ele, “o fato impõe o lançamento de uma candidatura corajosa, capaz de debater de igual por igual com a esquerda caviar que conquistou espaços na região, desde que o Partido Progressista Regional perdeu a sua vaga na Assembleia Legislativa”.

E O SANTINI? OPOSITOR DE ANA AMÉLIA?
Francisco Appio, ao argumentar sua disposição de concorrer, vai mais longe. Sobrou críticas a Santini: “É fato que o apoio ao Santini em 2010 (somou 47,46% dos votos de Lagoa Vermelha), fez dele o principal aliado de Tarso, do qual é líder na Assembleia e cotado para ser vice do candidato petista. E por consequência o principal opositor de Ana Amélia na região. É fato que quem viu Santini na carona da Ana Amélia em 2010, pode estranhar a troca de lado em 2014, mas as urnas criaram este dilema. A campanha Vacaria elege o Appio, Lagoa elege o Santini foi inteligente e me fez perder mais de 5 mil votos, decisivos para o candidato distrital. Os progressistas perderam a única vaga da região na Assembleia”.

JANE ANDREOLA
A vereadora do PP de Vacaria, Jane Andreolla, foi lembrada pelos seus companheiros como opção feminina na disputa ao cargo de deputada. Estando no terceiro mandato como vereadora em Vacaria, já na eleição passada, Jane chegou a participar do pleito.

BARCELLOS
Mara Barcellos, quando esteve em Lagoa Vermelha, representou o presidente Celso Bernardi. Ela, com duas gestões frente a Chefia do Executivo de Muitos Capões, é alternativa do PP numa disputa a deputada. Porém, no seu pronunciamento, disse querer apoiar Moacir Volpato em 2014.

SURPRESA
A surpresa é o nome do vereador Clóvis Neckel como candidato. Ao assumir este ano a condição de edil em Lagoa Vermelha, o jovem político busca ainda mais espaço no PP. Não descarta a possibilidade de estar presente no pleito. Isso já foi dito em reunião anterior dos progressistas. É mais uma alternativa.

EUFORIA
O PP regional está eufórico. Não há como negar. A possibilidade de Ana Amélia Lemos, filha de Lagoa Vermelha, conhecedora da região, disputar a condição de candidata ao governo, mexeu com as lideranças das regiões nordeste e dos campos de cima da serra. Muitos apostam na vitória da senadora, o que faria com que o partido crescesse ainda mais em nível de Estado.

JAIR SOARES
Nos discursos, nome do ex-governador Jair Soares, foi lembrado. Foi o último chefe do Executivo do PP que assumiu o comando do Rio Grande do Sul. Isso há três décadas. Para muitos, agora é a vez. Se o PP não aproveitar agora, avaliam, não se sabe quando haverá possibilidade dos progressistas assumirem o comando do estado gaúcho. Não poderia ser diferente: existe expectativa positiva com relação ao nome de Ana Amélia ao governo, pois além de ser senadora, possui respaldo junto a classe política e também em setores da sociedade gaúcha.

EM VACARIA
Senadora Ana Amélia Lemos tem agendada visita ao município de Vacaria. Quem informou foi Mara Barcellonas, coordenadora do PP. Será em março.

ASFALTO
Vereador Jonei Merib, ao se manifestar no encontro do PP, aproveitou para colocar a situação das obras de asfaltamento da ERS 426, que liga a rodovia com a BR 470, anunciada pelo governo Tarso e que não foram concluídas em novembro de 2013, conforme prometido. Convidou todos para participar das manifestações nesta sexta-feira. Muitas críticas ao governo do Estado na reunião dos progressistas, onde foi dito que o governo do PT no Estado tem como característica iniciar obras, mas não concluí-las.

 

marcos

Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios