Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 21/03/2014

PEEMEDEBISTAS EM PORTO ALEGRE
Delegações de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, participaram no sábado, 15, da pré-convenção do PMDB na Capital do Estado, através do vereador Ricardo da Rosa, Antonio Favaro e Ricardo Waltrick Nunes, bem como do vereador Tóta.
Com 994 votos – 72% dos 1.380 contabilizados -, José Ivo Sartori é o vencedor da pré- convenção que indica o representante do PMDB na disputa ao Palácio Piratini. Paulo Ziulkoski, seu oponente na eleição interna, obteve 374 votos.
Ainda foram registrados 5 brancos e 2 nulos. Ao se pronunciar após a proclamação do resultado e se dirigindo a base Sartori declarou: “Eu preciso de cada um de vocês. Temos que buscar uma vitória não só do PMDB, mas uma vitória do Rio Grande, e isso só se faz com força política, engajamento e participação de todos militantes.”

MOMENTO HISTÓRICO
Para Antonio Favaro, que esteve na Capital do Estado, quem participou da pré-convenção do PMDB gaúcho na Assembleia Legislativa teve a oportunidade de vivenciar um momento histórico. Mais de 3,5 mil peemedebistas – dos quais 1.380 convencionais -, lotaram as dependências do Teatro Dante Barone e do Salão Júlio de Castilhos e ainda Praça da Matriz. Tanto nos discursos da base quanto nas rodas de conversas que se formavam durante o evento, o sentimento foi de união democrática e de muita emoção. Destaca o peemedebista que apesar da disputa entre José Ivo Sartori e Paulo Ziulkoski – que percorreram o Estado nos últimos dias em intensa campanha -, o clima era de unidade também por parte dos candidatos e de seus respectivos apoiadores. Disse que o mesmo tom permeou ainda os pronunciamentos dos líderes que defenderam a construção de um projeto de retomada do crescimento do Rio Grande do Sul.

PEEMEDEBISTAS
Personalidades da legenda como o senador Pedro Simon, José Fogaça, Ibsen Pinheiro, Mendes Ribeiro Filho, Germano Rigotto comparecem às urnas. O evento coordenado pelo presidente Edson Brum, também contou com a totalidade dos deputados estaduais e federais do partido.

REUNIÃO NA CÂMARA
Antes da pré-convenção do PMDB em nível de Estado, o partido de Lagoa Vermelha esteve reunido na Câmara de Vereadores, sob a presidência de Sinclair Bombassaro. Da reunião, saiu a decisão de indicar José Ivo Sartori na disputada ao Palácio Piratini. Participaram mais de quarenta lideranças.

ÂNIMO
Sem dúvida alguma, a realização da pré-convenção do PMDB não só animou os adeptos no Rio Grande do Sul, mas em especial no município de Lagoa Vermelha. Peemedebistas não escondem a euforia. Para muitos, a quadro político no Estado já mudou.

SARTORI EM LAGOA
VERMELHA
Presidente do PMDB de Lagoa Vermelha, Sinclair Bombassaro (foto), informou que está procurando agendar visita de José Ivo Sartori junto aos peemedebistas. Bombassaro já tinha mantido contato telefônico com o pré-candidato, antes de sua definição na corrida sucessória ao Palácio Piratini.

CANDIDATURAS E APOIO
O PMDB de Lagoa Vermelha ainda está indefinido sobre o que fará a respeito de candidaturas a deputado, tanto em nível de Estado como para a Câmara Federal. O presidente Sinclair disse que a direção já recebeu contatos e visitas de Alceu Moreira, Márcio Biolchi, Vilmar Perin Zanchin, Alexandre Postal e Gilberto Capoani.

REGIÃO NORDESTE
Quando se fala em PMDB, ao que tudo indica, o partido não terá candidaturas nascidas na nossa região.

ATENÇÃO DEVERÁ TER RETORNO
Deputado Ronaldo Santini, PTB, que concorre a reeleição, terá apoio de diversas lideranças na região nordeste do Estado e que não são do seu partido. Colhe frutos do que plantou na sua gestão. Em alguns casos, trabalha quieto. Deve aumentar sua votação.

ANA AMÉLIA VISITOU LAGOA VERMELHA
A senadora Ana Amélia Lemos, no sábado, 15, esteve em Lagoa Vermelha, quando participou de reunião de família para comemorar os aniversários de março: Artur e João Eduardo, além da própria líder progressista. Ana Amelia Lemos comemora aniversário, neste dia 23 de março. Segundo postou em seu twitter, no caminho de Lagoa Vermelha para o Vale dos Vinhedos, percorreu 150km por Ibiraiaras, São Jorge, Nova Araçá, Guabijú, Nova Bassano e Veranópolis. Ressaltou que a RS 324 até Nova Prata continua inconclusa, faltam 20km de asfalto no trecho. De Nova Prata até Bento Gonçalves, RS 470, embora asfaltada, está com má conservação e muitos desníveis perigosos, avaliou a senadora.

CALOR DOS DEBATES
Três dias depois de ter definido a senadora Ana Amélia Lemos (PP) como “uma senhora que vive em Brasília há 20 anos e que acompanhava a mais alta estirpe da corte do regime militar”, o senador Pedro Simon pediu desculpas à colega. Ana Amélia aceitou as desculpas, classificou a manifestação como natural no calor dos debates e disse que prefere ficar com os elogios que Simon fez a ela quando saudou sua chegada ao Senado, em 2011. É o que foi noticiado na imprensa da Capital, em especial no blog da colunista Rosane Oliveira. Segundo ela, antes, Simon já havia tentado remendar suas declarações numa entrevista ao jornalista Juremir Machado da Silva, na Rádio Guaíba. Na entrevista, usou a desculpa comum aos que se arrependem do que dizem: foi mal interpretado pelos jornalistas. – A Ana Amélia é ótima, é uma grande companheira senadora. O que eu quis dizer e fui mal interpretado, ou dei margem à má interpretação, é que a Ana Amélia é uma grande jornalista. Foi uma grande jornalista aqui em Brasília numa época das mais difíceis que nós já vivemos.
Ao que parece, teremos muitos debates ainda nos bastidores, antes da definição oficial dos candidatos ao governo do Estado.

INGRATO
O Partido Progressista do Rio Grande do Sul (PP/RS) ao tomar conhecimento das declarações do senador Pedro Simon, feitas na pré-convenção do PMDB, disse que a agressão foi de maneira gratuita e injusta a senadora Ana Amélia Lemos. Celso Bernardi, presidente, disse manifestar tristeza e decepção com essa atitude que apequena a política gaúcha. “É estranho e lamentável que o senador Simon tendo tantas outras preocupações com o seu mandato, resolva atacar a sua atual colega, Ana Amélia, que por quase 40 anos como jornalista sempre foi respeitada por seu caráter, credibilidade, imparcialidade e defesa da liberdade e dos interesses maiores do Rio Grande. Prova disso é que quando optou pela política, filiando-se ao PP e concorrendo ao Senado em 2010, fez mais de 3,4 milhões de votos”, colocou.

ADORMECIDOS
Os pré-candidatos a deputado pela região, no momento, estão adormecidos. Esperando as convenções. Muitos dos nomes já citados na mídia não estarão no pleito de 2014. O PP também segue a mesma tendência.

MOVELSUL LANÇA APLICATIVO PARA CELULAR
A Movelsul Brasil, maior feira de móveis e complementos da América Latina, acaba de lançar seu aplicativo para smartphones. Mais do que facilitar a comunicação com o público do evento, traz a lista completa de expositores, serviços, mapas de localização, notícias sobre a feira, programação, além de uma opção de contato direto com os organizadores. O aplicativo Movelsul, desenvolvido pela Agência Rèvo, está disponível para iPhone e Android, na App Store ou na Play Store/Google Store. A 19ª edição da feira acontece entre os dias 24 e 28 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Várias indústrias de Lagoa Vermelha estarão participando em Bento Gonçalves da maior Feira de Móveis da América Latina.

ENERGIA ELÉTRICA EM NOSSO INTERIOR
O vereador Adriano Carvalho Dolzan, PSDB, recebeu na Câmara de Vereadores, Moacir Cardoso, assessor do deputado Estadual Lucas Redecker, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energia Elétrica, com a função de estruturar, viabilizar e criar caminhos para a falta de energia elétrica no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi debatido junto com o vereador Valdir Pomatti, PTB, sobre os prejuízos causados pelas quedas na rede de energia elétrica na economia dos agricultores do interior do município de Lagoa Vermelha. O vereador Dolzan entende que o melhor caminho é o Legislativo propor uma audiência pública para tratar do assunto. Na foto Débora Barreto, Adriano Dolzan, Moacir Cardoso e Pomatti.

VISITA AO PLENÁRIO DO PARLAMENTO GAÚCHO
Sempre procurando acompanhar os trabalhos legislativos do deputado Ronaldo Santini, PTB, Braulio Guedes, presidente da ABAMFº, visitou o Plenário para tomar conhecimento de projetos de interesse da Classe Brigadiana, bem como o projeto de Separação do Corpo de Bombeiros.

marcos


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios