Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 21/02/2014

PDT PROMOVERÁ ENCONTRO EM LAGOA
Estrutura estadual do PDT estará em Lagoa Vermelha no dia 22 de março ouvindo a comunidade local e regional. Esta é a informação que o vereador Maurício Casarin passou em entrevista ao jornal Folha do Nordeste e que é publicada nesta edição. Os pedetistas deverão realizar importante encontro no município, devendo contar com a presença do pré-candidato ao governo do Estado, Vieira da Cunha, além do pré-candidato ao Senado, jornalista Lasier Martins. O PDT, em Lagoa Vermelha, vai completar 16 anos no comando da prefeitura e, em nível de Estado, possui respeito e admiração da cúpula. Vieira da Cunha (foto) e Lasier Martins, em 2013, já estiveram em visita à Lagoa Vermelha.

ANA CATARINA VISITA KRAMER
A então prefeita em exercício, Ana Catarina Lenzi Pacheco, PTB, antes de deixar a Chefia do Executivo, esteve na Câmara de Vereadores, quando foi recebida pelo presidente do Legislativo, vereador Luiz Carlos Kramer, PP. Na oportunidade, após diálogo, Ana Catarina contornou episódio em que o vereador Kramer teria demonstrado insatisfação pelo fato do Legislativo não ter tido a oportunidade de se manifestar por ocasião da celebração de convênio entre a Caixa e a Prefeitura, liberando R$ 15 milhões para pavimentação na avenida Presidente Vargas. Kramer chegou a dizer que não participaria de mais nenhum ato do Executivo. Ao que tudo indica, após conversa de ambos, a situação foi contornada.

AFASTAMENTO DO CARGO
A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu proposta de emenda à Constituição de sua autoria que prevê o afastamento do cargo para os chefes do Poder Executivo que venham a disputar a reeleição. Na visão de Ana Amélia, a possibilidade de disputar a reeleição, com o candidato ainda ocupando o cargo no Executivo, cria um desequilíbrio danoso ao processo eleitoral. A senadora acrescenta que sua proposta vai diminuir o uso da máquina pública e colaborar com o avanço da democracia, ao exigir o afastamento de prefeitos, governadores e presidente da República que buscam a reeleição.
– A proposta inicial prevê o afastamento por quatro meses antes do pleito, como forma de evitar o desequilíbrio no processo eleitoral e o uso indevido e inadequado da máquina pública para fins eleitorais – argumentou a senadora. A questão foi discutida no Senado, na quarta-feira. Existem divergências.

PARTIDO PROGRESSISTA
O PP regional esteve reunido, novamente, nesta quinta-feira, 20, na cidade de Caseiros. Presença de lideranças regionais. O partido de Lagoa Vermelha esteve presente, capitaneado pelo vereador Luiz Carlos Kramer. Candidaturas regionais foi o tema da discussão que envolveu lideranças da região Nordeste e Campos de Cima da Serra.

RETORNO
Prefeito Getulio Cerioli, PDT, na segunda-feira, retomou suas atividades normais junto a prefeitura de Lagoa Vermelha, depois de um período de férias. Ana Catarina Lenzi Pacheco, do PTB, vice-prefeita, atuou na Chefia do Executivo na ausência de Getulio. No domingo, o prefeito participou da Gincana Rural, na Associação dos Motoristas, acompanhado do secretário municipal da Agricultura, Cesar Luis Farias.

DÍVIDA
Em Brasília, na segunda-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), acompanhado de parlamentares de pelo menos oito Estados brasileiros, foi tratar da questão da dívida junto à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Sossella foi escolhido para liderar uma comissão especial da entidade, cujo objetivo é unir esforços de deputados estaduais e federais na luta pela aprovação do PLC 99/2013 no Senado, que pode permitir aos estados a renegociação da dívida com a União. “Já estamos estabelecendo contato com o presidente da Comissão de Justiça do Senado, onde agora está sendo avaliada a questão. No Rio Grande do Sul, estaremos reunidos com os deputados Giovani Feltes (PMDB), Frederico Antunes (PP) e Nelsinho Metalúrgico (PT), que lideraram a Comissão Especial da Dívida na Assembleia gaúcha. Queremos que, de forma conjunta, a mobilização ganhe força e haja a aprovação do projeto de lei”, diz Sossella.

DESBUROCRATIZAÇÃO
Com o intuito de conhecer experiências exitosas na área da desburocratização dos serviços públicos, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) esteve em Belo Horizonte e Brasília, conferindo ações, programas e ferramentas de gestão implementados para qualificar o serviço público e dar agilidade ao atendimento ao cidadão. Presidente da Comissão Especial pela Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado, o parlamentar irá propor a criação de Frentes Parlamentares estaduais sobre o tema, a exemplo do que vem sendo feito na área da saúde, por meio da campanha nacional “Todos pela Saúde”. A sugestão foi dada a Santini pelo presidente do Instituto Hélio Beltrão, Geraldo João Piquet Carneiro. “Decidimos pela criação de Frentes Parlamentares da Desburocratização, federal e estadual, que abordarão temas, reclamações e inconformidades que envolvem o assunto nos estados. “Também nos foi sugerida a criação de um projeto de lei que restrinja os entraves burocráticos que tanto afetam o cidadão”, explicou o deputado.

EM LAGOA
Deputado Ronaldo Santini, desde que eleito, procurou sempre estar presente em Lagoa Vermelha. No final de semana, participou de mais uma edição da Gincana Rural, reunindo centenas de produtores de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul. A promoção foi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

PREFEITO DE CAPÃO
O prefeito Danilo Barreto da Costa, PMDB, foi outra importante liderança que esteve prestigiando a Gincana Rural e Mostra da Agroindústria, na Associação dos Motoristas. Foi um bonito evento, promovendo a integração dos agricultores.

BUSATO
Não se tem ainda a dimensão de que como será novamente o apoio à candidatura a reeleição de Luiz Carlos Busato, em Lagoa Vermelha. No pleito passado, recebeu boa votação, fruto do apoio do PTB e de setores empresariais que contribuíram para sua condução a Câmara Federal.

EXPANSÃO
A rede de Lojas Volpato, em 2014, continua com seu projeto de expansão. Segundo seu diretor, Cristiano Boeno Fasoli Volpato, o grupo deve abrir dez novas filiais. A Lojas Volpato reúne mais de 850 colaboradores e é uma das importantes empresas de Lagoa Vermelha. Nesta edição, leia entrevista do empresário Cristiano.

MOVELSUL 2014
O churrasco de Lagoa Vermelha poderá ser apresentado, em data a ser definida, na Movelsul 2014, agora em março. Quinze indústrias de móveis do município estarão participando. SICOM e empresários buscam viabilizar a realização do churrasco, tipicamente lagoense, em Bento. Uma oportunidade para divulgar uma de nossas potencialidades. A presença de Lagoa na Movelsul sempre é expressiva e respeitada.

ERS 461
Nada de concreto sobre o reinício das obras de pavimentação da ERS 461, trecho BR 470 a Capão Bonito do Sul. Apesar da manifestação, as obras estão paradas. Deputado Ronaldo Santini, PTB e prefeito Danilo Barreto da Costa, PMDB, mantiveram audiência, nesta quinta-feira, com o secretário dos Transportes do Estado para tratar do assunto.

PATRONAGEM DO CTG
Dirceu da Rosa, eleito novo patrão do CTG Alexandre Pato, é empossado oficialmente nesta sexta-feira, 21, em jantar a ser realizado na sede social da entidade. Pela frente, o Rodeio Internacional, em 2015, na sua terceira edição.

ELEIÇÕES 2014
Na disputa eleitoral, também existe a busca do voto dentro dos próprios partidos. É a chamada disputa dentro de casa. No PDT lagoense, por exemplo, os deputados Vinicius Ribeiro e Gilmar Sossella, devem dividir apoios. Ambos vão buscar a reeleição ao Parlamento Gaúcho.

CARNAVAL
Na próxima semana, Clube Comercial acolhe associados e sociedade para mais uma edição do Carnaval. Dez blocos participam da festa, segundo informa a diretoria. O carnaval, em Lagoa Vermelha, vai se restringir somente ao Comercial, onde nos dias 1º a 3 de março, o salão nobre estará sendo o palco principal da festa.

marcos


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios