Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno 20/09/2013

ÁREA POLÍTICA
A aproximação do pleito de 2014, quando teremos novamente eleições para presidente da República, Governador, Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Federal começa a despertar atenção não só dos envolvidos na área, mas também da comunidade regional. Certamente, Lagoa Vermelha, mais do que nunca, estará atenta ao pleito, mesmo porque líderes políticos deverão colocar seus nomes para apreciação do eleitor, em cargos eletivos de projeção. PP gaúcho afirma que a senadora Ana Amélia Lemos será a candidata ao governo do Estado. A senadora não confirma oficialmente, mesmo porque isso só deve acontecer mais tarde. O deputado lagoense, Ronaldo Santini, PTB, também volta a disputar uma vaga na Assembleia, onde busca a reeleição.

APROXIMAÇÃO
A aproximação do deputado Santini junto ao governador Tarso Genro, PT, é notória. Cremos, foram poucos lagoenses que tiveram acesso ao Palácio Piratini como Santini. Inclusive, nesta semana, Santini, juntamente com Tarso Genro, manteve audiência com a presidente Dilma Roussef que visitou novamente o Rio Grande do Sul. O bom relacionamento entre Santini e Tarso, certamente está contribuindo para que o deputado abra novas fronteiras, podendo projetar o crescimento de votos em várias regiões gaúchas, devendo aumentar expressivamente sua votação.

DOLZAN
O presidente do Legislativo, Adriano Carvalho Dolzan, PSDB, coloca que está se preparando para concorrer também a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, afirmando reunir condições para ocupar tal cargo eletivo. Dolzan, que está pela segunda vez presente na Câmara de Vereadores, atuou no governo de Yeda Crusius na secretaria estadual de Segurança Pública do Estado. Lembra o vereador que sua presença no governo estadual do PSDB foi positiva, onde muitos pleitos foram atendidos naquela gestão em favor de Lagoa Vermelha.

OUTRO LAGOENSE
O ex-deputado Francisco Appio, PP, em recente manifestação nas redes sociais e até mesmo em nota enviada para a coluna, destacou que pretende concorrer ao cargo de deputado estadual em 2014. Depois de muitos mandatos como parlamentar gaúcho, estando inclusive por uma vez como deputado federal em Brasília, Appio possui extensa trajetória política nas últimas décadas. O progressista alimenta a possibilidade de receber apoio novamente de seus conterrâneos e, principalmente, de Vacaria, colégio eleitoral com maior número de eleitores e onde reside.

FRANCESCATTO
Por ocasião do encontro regional do PDT, em Lagoa Vermelha, com a presença da direção estadual, o nome do vereador Domingos Francescatto, foi cogitado como possível pré-candidato a deputado federal. Poderá realizar dobradinha com Gilmar Sossella, que vai concorrer a reeleição.

NÃO DÁ PARA DESCARTAR
Não está descartada a possibilidade de Ederildo Bachi, Paparico, prefeito de São João da Urtiga voltar concorrer ao cargo de deputado estadual. O pedetista, que já colocou uma vez seu nome para apreciação da região, continua almejando tal condição. Paparico foi reeleito prefeito de seu município, sendo a única candidatura na eleição de 2012 em sua cidade.

VOLPATO
Moacir Volpato, ex-prefeito do PP, é uma incógnita. A liderança partidária analisa a possibilidade de voltar a concorrer a um cargo eletivo, desta vez em nível de deputado. Não diz que sim, não diz que não. Quem deseja concorrer deve começar a montar sua estrutura desde já. E, ao que tudo indica, Volpato não pensa nisso. Setores da política afirmam que o mesmo pode sim é voltar a disputar a Chefia do Executivo no município.

FAMÍLIA COVATTI
Wilson Covatti, deputado federal do PP, deve repetir expressiva votação em Lagoa Vermelha. É o que apontam os bastidores da política. Realiza trabalho continuo no município, através da Igreja Assembleia de Deus e junto as centenas de eleitores que depositaram voto em favor de seu nome. Silvana Covatti, sua esposa, deputada estadual, pode ser novidade em termos de votação na cidade. Mesmo sendo projeções, a avaliação merece respeito.

VOTAÇÃO EXPRESSIVA
O coordenador regional do PDT, vereador Domingos Francescatto, acredita numa votação expressiva do deputado Gilmar Sossella em Lagoa Vermelha. Partido deve trabalhar por sua reeleição, esperando conceder aproximadamente dois mil votos para o parlamentar. Sossella deve assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Estado em 2014.

LASIER MARTINS REPERCUTE
A presença do jornalista do Grupo RBS, Lasier Martins, em Lagoa Vermelha, será, sem dúvida, uma iniciativa que vai movimentar o mês de novembro. A presença do comunicador, de destaque na mídia gaúcha, é uma promoção conjunta do jornal Folha do Nordeste, que comemora 22 anos de circulação na região nordeste do Estado e também os 65 anos da Rádio Cacique. Nesta semana, reunido com o gerente da emissora, Paulo Silva, iniciamos os preparativos para realizar um grande encontro com a presença não só de lideranças de Lagoa Vermelha, mas da região. Lasier confirmou sua presença no dia 8 de novembro.

HOMENAGEM
Nesta quinta-feira, o artista e músico lagoense, Porca Veia, recebeu homenagem do Poder Legislativo de Lagoa Vermelha. A sessão teve a frente o presidente Adriano Carvalho Dolzan, PSDB e fez parte da programação alusiva ao Dia do Gaúcho.

O ESPORTE É DEZ
A promoção da ALE – Associação Lagoense de Esportes, com apoio do jornal Folha do Nordeste, NG Revista, rádios Maisnova FM e Cacique AM, acontecerá em dezembro, trazendo muitas novidades neste ano. Presidente da ALE, Roberto Dalle Molle, em conjunto com os veículos de comunicação, está trabalhando para isso. Em breve deveremos anunciar as inovações.

BOZZÃO
José Carlos Bozza, PP, terceiro suplente da bancada, asumiu vaga na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha. A posse ocorreu nesta semana. Para que Bozzão estivesse no Legislativo, houve a necessidade do pedido de licença do titular, Luiz Carlos Kramer, bem como os suplentes, Nicanor Amaral e Cacilda Boeno Volpato. Bozzão somou mais de 300 votos no pleito de 2012.

LAVAGEM
O episódio envolvendo valores gastos com lavagem em veículos da secretaria da Educação colocou em confronto o vereador Luiz Carlos Kramer (PP) e o secretário da Educação, Ranyeri Bozza (PDT). Declarações na imprensa e na tribuna do Legislativo foram ásperas e terá desdobramentos.

SICOM
Nas próximas semanas, eleição no SICOM de Lagoa Vermelha. Como já foi anunciado, através de chapa única, o empresário Valterez Ferreira da Silva deverá ser eleito presidente. Na vice, André Antônio Bassani. Farão parte da diretoria, entre outros, os empresários Eduardo Nicaretto, Valter Ferreira da Silva e José Duílio Grigol.

BOLSA FAMÍLIA: NÚMERO EXPRESSIVO
A secretaria de Ação Social e Habitação realizará reuniões nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, com os integrantes do Bolsa Família. Em Lagoa Vermelha, em torno de 1556 famílias são beneficiadas com esse programa, nos bairros de cobertura do Centro de Referência da Assistência Social. Os encontros irão abranger assuntos do Bolsa Família e das atividades realizadas pelo CRAS, visando manter o acompanhamento das famílias que recebem o auxílio do programa, também esclarecendo dúvidas sobre o pagamento bloqueado por frequência escolar. É expressivo o número de beneficiados com este programa em Lagoa Vermelha.


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios