Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 18/10/2013

REITORIA DA UPF EM LAGOA VERMELHA
No ano em que completa quatro décadas e meia de criação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está realizando diversas atividades comemorativas em Passo Fundo e também nos municípios sede dos seus seis campi. Nesta sexta-feira, 18 de outubro, a Reitoria estará em Lagoa Vermelha, onde se reunirá com lideranças do município. Às 17h, o encontro ocorre na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, onde o reitor José Carlos Carles de Souza (foto) destacará sobre a importância da Universidade para o desenvolvimento regional. Participam lideranças e entidades representativas. Às 19h, a UPF será homenageada durante sessão da Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, o Coral da UPF fará uma apresentação. Às 20h 30min será realizado um jantar na sede da AABB do município. A Reitoria já esteve presente nos campi Carazinho, Palmeira das Missões, Sarandi e Casca e estará, em 21 de novembro, no Campus Soledade.

CONTINUA CAMINHADA DA DESBUROCRATIZAÇÃO
Integrantes da Comissão Especial da Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado, presidida por Ronaldo Santini (PTB), estiveram em audiência, na quarta-feira (16), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para apresentar o plano de trabalho do grupo. No encontro, os deputados foram recebidos pelo presidente Cezar Miola e pelo conselheiro Iradir Pietroski. Os parlamentares destacaram que o objetivo da Comissão é trabalhar em conjunto com entidades, sociedade civil organizada e demais Poderes, promovendo, através das audiências públicas, um amplo debate sobre a burocracia nos serviços prestados ao cidadão. Trabalhando com o lema “livrar amarras e encurtar caminhos”, Santini destacou a importância do envolvimento do TCE, que é um órgão fundamental no processo, e também citou exemplos de como a burocracia atrapalha a prestação de serviços, sendo as obras de infraestrutura e a saúde os setores mais prejudicados pelos entraves do sistema. “Serão quatro meses para promover debates e apontar as principais causas da burocracia nos serviços públicos estaduais”, disse o parlamentar ao conversar com a coluna.

EMPREENDIMENTO
Edifício Avenida está nascendo em Lagoa Vermelha. Com 40 apartamentos, o empreendimento é da Integral. Será na avenida Afonso Pena, em direção a BR 285.

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
Ao discursar em homenagem aos professores, na terça-feira (15), a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse esperar que a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 reforce a prioridade para a educação, setor que precisa de “gestão eficiente e transparente” e “sem sobrecargas a estados e municípios”. A parlamentar ainda classificou como desestimulantes os salários da categoria. – Lamentavelmente, os profissionais da educação ainda são pouco valorizados na nossa sociedade. A desvalorização do mestre no Brasil, acentuada nas últimas décadas, demonstra como os investimentos públicos e os recursos minguaram para essa área – colocou. Ana Amélia citou estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que apontou que um professor precisaria de um salário de, no mínimo, R$ 2.800, mas o piso nacional dos professores é de R$ 1.567. Para a senadora, que citou dados sobre a quantidade de brasileiros que dependem do ensino público, a desvalorização do mestre revela o declínio dos investimentos governamentais na área nas décadas recentes.

PRIMEIRA MOSTRA DE DECORAÇÃO
Durante os dias 15 a 17 de outubro, a loja Casa Blanca, em Lagoa Vermelha, realizou a primeira Mostra de Decoração. A Associação Atlética Banco do Brasil acolheu muitas novidades, quando foi montado amplo espaço, atendendo clientes e amigos que foram conhecer os produtos.

AVALIAÇÃO
Presidente do Sindilojas, Romeu Maurício Benetti e o presidente da CDL, Euclides Renato Lago Spode, nesta edição da Folha do Nordeste, promovem avaliação do desempenho do comércio lagoense. Abordam, com propriedade, a expectativa do setor para este último trimestre do ano. O comércio tem procurado desenvolver várias ações para aumentar as vendas e atrair consumidores.

NOVOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Delegacia Regional do Trabalho e Comissão Municipal de Emprego, no próximo dia 25 de outubro, estarão promovendo reunião, às 9h, na Casa da Cultura Athos Branco, quando serão ouvidas propostas para a criação de novos cursos profissionalizantes que estarão sendo oferecidos gratuitamente pelo governo do Estado, através do Pronatec. Deverão participar lideranças e entidades de Lagoa Vermelha. O Delegado Trabalho, Pedro Macari, informa que já estão funcionando quatro cursos nesta modalidade.

VIDA BELLA
Numa iniciativa da Bertonci Construtora, no bairro Oliveira, está nascendo o Loteamento Vida Bella. O empreendimento colocará a disposição da comunidade 250 terrenos. O lançamento oficial deve acontecer nas próximas semanas em Lagoa Vermelha. A Bertonci acredita no potencial do município e por isso realiza este investimento, já recebendo o respaldo do público consumidor, afirma sua direção.

NÚCLEO BIRIVA
O Núcleo Biriva de Criadores de Cavalo Crioulo de Lagoa Vermelha estará realizando, dias 7 a 10 de novembro, a décima segunda edição da Feira do Cavalo e a sétima edição da Credenciadora do Freio de Ouro 2014. O evento deverá trazer para o município expositores e participantes de mais de oitenta cidades, informa o secretário do Núcleo, Luis Filipe Zonta. A abertura oficial acontece no dia 8 de novembro, sexta-feira, 20 horas, no Parque de Exposições Érico Alves Lourenço de Lima, junto com o leilão Biriva de Ouro.

SETOR MOVELEIRO
Confirmado na presidência do SICOM – Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Lagoa Vermelha, o empresário Valterez Ferreira da Silva. Agora, no dia 8 de novembro, numa ação conjunta entre o Sindicato, jornal Folha do Nordeste e rádio Cacique AM, estará sendo realizada a posse da nova diretoria, bem como jantar-palestra com o jornalista Lasier Martins. Os convites já estão disponíveis no próprio SICOM e também na Folha e Cacique. Será, sem dúvida, uma grande festa que terá como local a Associação Atlética Banco do Brasil.

AUTORIDADES
Senadora da República, Ana Amélia Lemos e o deputado Ronaldo Santini são convidados para prestigiar evento do SICOM, Folha do Nordeste e Cacique AM, no dia 8 de novembro.

SEGURANÇA PÚBLICA
Poderes Executivo e Legislativo estiveram reunidos para discutir assuntos ligados a segurança pública em Lagoa Vermelha. O assunto preocupa não só autoridades mas a comunidade como um todo. O combate ao crime deve ser permanente. Apesar de constantes prisões efetuadas pela polícia ligadas ao tráfico de drogas, este também é um assunto que sempre merece atenção.

FEIRA DO LIVRO
Na segunda-feira, em Lagoa Vermelha, na Casa da Cultura Athos Branco foi realizado o lançamento de mais uma Feira do Livro e Cultura na Praça, contando com a presença do prefeito Getulio Cerioli e o secretário da Educação, Ranyeri Bozza, além de inúmeras autoridades convidadas. O evento acontece de 6 a 10 de novembro e tem como patrono Juremir Machado, escritor, jornalista e professor universitário.

KALUNGA
A presença de Kalunga será uma das atrações na Feira do Livro, que tem encontro marcado com o público no dia 9 de novembro. Ele é poeta, contista, músico e palestrante.

GAITEIROS
O Gaitaço na Praça faz parte da programação da Feira do Livro e acontece também no dia 9 de novembro. A participação se dá através da Associação dos Gaiteiros de Lagoa Vermelha.

LOJA PASSO CERTO
Loja Passo Certo, tendo a frente o empresário Nayef Salman (foto), prepara promoção de final de ano junto aos seus clientes. A Passo Certo deverá, em breve, anunciar os prêmios que, certamente, serão atrativos e inovadores.

FESTA DE SUCESSO
O Clube Comercial, por iniciativa de sua diretoria, reabriu sua boate no último sábado, 12, levando associados e convidados especiais para uma superfesta com sertanejo universitário, através de show com VHS – Vitor Hugo e Samuel, além da participação da dj Kassy. As dependências ficaram completamente lotadas para a festa. Agora, no dia 23 de novembro, a sociedade comercialista prepara a coroação de sua nova soberana.

marcos


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios