Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 17/01/2014

OPERAÇÃO KILOWATT
O governador Tarso Genro reuniu-se, na segunda-feira (13), com o secretário de Obras, Luis Carlos Busato. Após o encontro, o governador ratificou a postura rigorosa do governo gaúcho em relação às investigações da Operação Kilowatt. “Está consolidado o afastamento das pessoas que ocupavam cargos de confiança até o momento em que tivermos a manifestação do Ministério Público para verificarmos, a partir daí, se as informações indiciárias se confirmam ou não”, afirmou o governador, que publicou a informação no site oficial do Palácio Piratini. Tarso também anunciou Fausto Loureiro como nome de sua confiança para ocupar o cargo de diretor de Obras da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP). “Buscamos um membro do quadro político com capacidade de gestão de altíssimo nível para dar seguimento ao trabalho da secretaria”, disse. O governador garantiu, ainda, a continuidade das obras e o rigor na fiscalização. “Vamos apertar ainda mais a fiscalização e remeter para o Degecor (Departamento Estadual de Gestão do Conhecimento para Prevenção e Repressão à Corrupção) quaisquer irregularidades que apareçam e encaminhar com rapidez e fluidez as obras, pois nós não podemos parar as obras; temos 1,8 mil em andamento ou concluídas.” A notícia repercutiu em Lagoa Vermelha, tendo em vista, o nome do ex-prefeito Eli Pegoraro, PTB, ter sido investigado, segundo informações da polícia. Eli Pegoraro (foto) pediu afastamento de seu cargo de diretor na secretaria, onde a pasta é apontada por contar com profissionais que teriam colaborado no superfaturamento de obras, chegando ao montante de 12 milhões de reais.

OS EFEITOS POLÍTICOS NO PTB
Ainda não se pode avaliar a dimensão e que repercussão terá junto aos eleitores lagoense e regional as investigações envolvendo o PTB em possível superfaturamento em obras no Estado. Nomes do partido estão sendo investigados, entre eles a do ex-prefeito de Lagoa Vermelha, Eli Pegoraro, que já afirmou desconhecer as denúncias. Mesmo assim, certamente, o fato terá desdobramento em nível local. Há quem diga que a aliança do PTB com o PT pode estar ameaçada, ao menos num primeiro momento. Já estamos em clima de eleição, onde nos bastidores, o jogo começou.

MANIFESTO
Capão Bonito do Sul, com apoio de Lagoa Vermelha, estará realizando no dia 24 de janeiro, às 10 horas, no entroncamento da ERS 461 com a BR 470 (Pinheiro Rachado), manifesto. Na oportunidade, a comissão de usuários da rodovia, que liga Capão Bonito do Sul à Lagoa Vermelha, vai reivindicar a conclusão das obras, prometidas ainda quando da visita do govenador Tarso Genro, em agosto de 2012 (foto). Na sua visita à Capão, Tarso disse que as obras estariam prontas em novembro de 2013, o que não ocorreu. Segundo os organizadores, o objetivo é manifestar a inconformidade dos usuários da rodovia, pela paralisação das obras, abandono na conversação e pela omissão do governo do Estado, que não se manifesta sobre suas promessas não cumpridas quando da autorização e início das obras. Ainda, os usuários da ERS 461 salientam que a situação é de calamidade pública, prejudicando o transporte da grande produção regional, do transporte escolar, de assistência a doentes moradores na região e o direito de trafegabilidade.
CAMPANHA LAGOA MAIS LIMPA
A Campanha Lagoa Mais Limpa, promovida pela administração municipal merece respaldo da comunidade de Lagoa Vermelha. O trabalho iniciou nos bairros, ainda esta semana. Todos, juntos, podemos melhorar o visual da cidade, que não é dos melhores.

SITUAÇÃO PRECISA MELHORAR
Em alguns pontos, próximos a bares e restaurantes, o que se nota, é inexpressivo cuidado com a limpeza pública. Entendemos que não só o Executivo, mas também os proprietários e população podem colaborar.

TURISTAS
Cresce a presença de argentinos em Lagoa Vermelha, principalmente no final do dia, quando descansam na rede hoteleira do município, para depois tomar rumo as praias gaúchas e catarinenses. Nos finais de semana, dezenas de turistas passam pela cidade.

ENCONTRO REGIONAL DO PP
É neste dia 20, segunda-feira, encontro regional do PP. O evento político com vistas as eleições deste ano acontece na sede da Associação dos Funcionários da Lojas Volpato.

BARCELLOS
Mara Barcellos, ex-prefeita de Muitos Capões, lembrada como pré-candidata a deputada pelo PP da região.

NOS ESTADOS UNIDOS
Diretor da rede de Lojas Volpato, empresário Moacir Volpato, participou do Retail’s Big Show/NRF 2014, entre os dias 9 e 17 de janeiro, em Nova York, Estados Unidos. O Retail’s Big Show, realizado pela NRF, é o maior evento de varejo mundial e, em 2013, contou com mais de 27.600 participantes vindos de 82 países. Moacir Volpato fez parte do grupo de Clientes & Parceiros da Zurich Seguros e integrou a delegação da ALSHOP que, com mais de 15 anos de experiência no evento, contou com programação exclusiva e diferenciada nesta edição.

 

marcos

Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios