Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 06/12/2013

ELEIÇÃO NO LEGISLATIVO
Está agendada para ser realizada, no dia 19 de dezembro, a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Luiz Carlos Kramer, PP, conforme coluna já citou, deve ser eleito presidente para o ano de 2014, através de acordo com o PMDB e PSDB.

MÓVEIS RODIAL
Cumprimentos a empresa Móveis Rodial, de Lagoa Vermelha, tradicional indústria do setor moveleiro brasileiro, que no dia 2 de dezembro, recebeu a premiação Destaque Gaúcho Empresarial. O evento aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, reunindo empresários de todo o Estado. Nesta edição da Folha, ênfase para a premiação.

ACESSSOS A SANTO EXPEDITO DO SUL
E TUPANCI DO SUL
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) participou, na tarde de quarta-feira (4), na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), de audiência – por ele mesmo solicitada – com o diretor-geral do órgão, Carlos Eduardo Vieira. No encontro, foram tratadas as situações dos acessos não pavimentados a Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul. Coordenador e relator da Subcomissão dos Municípios Sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa, Sossella defende o início, a retomada e a conclusão de obras em todas as cidades que ainda não possuem ao menos um acesso asfaltado e em boas condições. Neste contexto encontram-se Santo Expedito do Sul, cuja população sofre com a precária condição da RS-465, que liga o município a RS-343, e Tupanci do Sul, que aguarda há anos pela obra que permitirá a ligação asfaltada com São José do Ouro. Naquela oportunidade, também houve a formação de uma comissão com os participantes da mesa e demais presentes na reunião para acompanhar o andamento de processos junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ao Daer e à Secretaria Estadual da Infraestrutura que digam respeito às cidades que integram a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor). A audiência desta quarta-feira é a resposta a um dos encaminhamentos da reunião de novembro. Segundo o diretor-geral do Daer, ambas as obras aguardam a liberação das licenças ambientais por parte da Fepam. Um pedido reforçando a urgência destas liberações foi enviado recentemente pelo Daer ao órgão, garantiu Vieira. “Temos a expectativa de, logo no início de 2014, assinar a ordem de serviço para as duas estradas”, revelou o diretor-geral, acrescentando a necessidade de repactuação de ambos os contratos. Também participaram da audiência os prefeitos de Tupanci do Sul, Genor José Marcon (PMDB), de Santo Expedito do Sul, Jair Mendes da Silva (PP) e de São José do Ouro, Benhur Vanz (PT), além do vereador de Tupanci do Sul, Idemar Didoné (PDT), do superintendente de Construção Rodoviária do Daer, Alexandre Sório, do assessor parlamentar Jackson da Silva e dos assessores técnicos do Daer, Luis Fernando Lima, Laércio Torales e Misiara Oliveira.

CANDIDATURA PRÓPRIA
O prefeito Ederildo Paparico Bacchi reuniu na quarta-feira (4) em São João da Urtiga, lideranças trabalhistas dos municípios do PDT de Paim Filho, Santo Expedito do Sul e Machadinho. No encontro foram tratados questões relacionadas a estratégia para o voto na pré-convenção do partido que ocorre neste sábado (7) e que vai definir os rumos do partido nas eleições de 2014: “Defendemos a candidatura própria e indicamos o deputado federal Vieira da Cunha para disputar o governo do estado na em 2014”, anunciou Paparico após a reunião. Conforme o prefeito a decisão unâmime dos membros do PDT da região Nordeste está afinada com a maioria das lideranças do PDT no interior do estado. Paparico acompanhou o trabalho de interiorização realizado pela direção do partido em 38 coordenadorias regionais e está convicto que a candidatura própria do PDT é o melhor caminho para a reconstrução do RS e foretalecimento do partido.

NATAL EM CAPÃO BONITO DO SUL
Estão definidas as datas que darão início as comemorações do Natal em Capão Bonito do Sul. No dia 19 acontece na Praça Laura Feijó, a partir das 16h30min, a doação de brinquedos para crianças de 0 a 12 anos. A Banda Nova Canção estará animando à tarde para a Chegada do Papai Noel. No mesmo dia será realizada a entrega das premiações do Concurso “No Natal Minha Casa é Assim”. Em Barretos, essa mesma programação será realizada no dia 20, em frente ao Salão da Comunidade.

PRONATEC
O CRAS de Capão Bonito do Sul estará realizando cursos através do PRONATEC. As inscrições irão até o dia 10 de janeiro para os seguintes cursos: Auxiliar de Recursos Humanos, Cuidador Infantil e de Idoso, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Padaria e Confeitaria, Operador de Computador, Auxiliar de Cozinha e Idiomas – Inglês e Espanhol. As vagas são destinadas as pessoas que possuem Cadastro Único e Bolsa Família. Os alunos receberão vale alimentação e transporte no valor de R$ 2,00 horas/aula.

SOCIEDADE COMERCIALISTA
No próximo dia 11 de dezembro, o Clube Comercial de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Altair Rech Ramos, realiza assembleia na sede da entidade. Na pauta, vários assuntos. A direção está convidando todos os sócios para participarem.

ELEIÇÃO NA ALU
A Associação Lagoense de Universitários (ALU) realizou, recentemente, a eleição de sua nova diretoria, que ficou composta da seguinte maneira: Presidente, Luiz Gabriel Borges de Oliveira; vice-Presidente, Rubens Rangel Pereira da Silva; secretário, Guirlei Padilha Girardi; tesoureira, Tauana Pomatti; diretor de eventos, Michel Roberto de Oliveira; diretor de esportes, Antonio Sergio Noé Borges Filho. Comissão fiscal: 1º titular, Vinicius Zambotto Dal Olmo; 2º titular, Gustavo Boito Bombassaro; e 3º titular, Anderson dos Santos.

LAGOENSES EM REUNIÃO NO SENADO FEDERAL
Em defesa da redução dos juros da dívida dos Estados com a União, o vice-líder do governo, deputado Ronaldo Santini (PTB) participou na terça-feira (3), em Brasília, de uma série de encontros no Senado. Ele integrou a comitiva gaúcha liderada pelo governador do Estado em exercício, Beto Grill, com presença do secretário da Fazenda, Odir Tonollier. Beto Grill ressaltou a importância de o Estado estar representado em Brasília, no momento em que ocorreu a apreciação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto em destaque é o PL 99/2013, que altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal; e também dispõe sobre critérios de indexação dos contratos de refinanciamento da dívida celebrados entre a União, estados e municípios. Na manhã de quarta-feira (4), Santini e Beto Grill, acompanhados dos senadores gaúchos, Ana Amélia Lemos, Paulo Paim e Pedro Simon, acompanharam análise do projeto em sessão conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos CAE e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para garantir maior agilidade ao processo. A decisão em aprovar o projeto de lei complementar em seu texto original foi do líder do governo no Congresso, senador José Pimentel. No modelo atual, a dívida dos Estados vêm sendo corrigida com base no Índice Geral de Preços (IGP-DI), mais uma taxa de 6%. O projeto muda o indexador para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A), mais 4%. Santini afirmou que a aprovação do projeto possibilitará aos Estados melhores condições na busca de financiamentos de longo prazo. “Conquistaremos mais investimentos em infraestrutura, que são essenciais para o desenvolvimento do Estado”, afirmou. Eles também estiveram reunidos com o líder do governo no Congresso, José Pimentel (CE) e com o relator da Proposta na CAE, senador Luiz Henrique (SC).

 

marcos

Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios