Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 04/04/2014

NOVA PRESIDÊNCIA DA AMUNOR
Com a maioria dos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin (PP), assumiu a presidência na sexta-feira (28/03), na Câmara de Vereadores de Paim Filho. O evento integrou as festividades dos 52 anos de emancipação político-administrativa de Paim Filho reunindo prefeitos e vice-prefeitos dos municípios de Barracão, Cacique Doble, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara e Tupanci do Sul. O prefeito de Tapejara, Seger Menegaz (PMDB), transferiu o cargo de presidente ao prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin (PP). A vice-presidência é do prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli (PDT).

COVATTI
A solenidade contou com a participação do deputado Federal Vilson Covatti (PP/RS) que desejou sucesso à nova gestão da Amunor e cumprimentou o trabalho do prefeito Menegaz.

PAUTA DOS PREFEITOS
Os prefeitos acompanharam a explanação sobre sistemas de monitoramento ambiental sugeridos pela Empresa GMarsiglio de Tapejara; soluções em tecnologia da informação com a empresa 13 Bits de Ijuí. Ainda, apreciaram a prestação de contas da Amunor, proferida pelo contador Ademilso Piva. O Termo de Ajustamento de Conduta da Educação (TAC) também fez parte do debate.

COREDE
O presidente do Corede, Ilton Nunes, comentou sobre o processo de Participação Popular Cidadã e assuntos relacionados à Agência de Desenvolvimento.

LAGOA VERMELHA PEDIU APOIO
Membros da comissão pró-instalação do Campus da Universidade Federal Fronteira Sul de Lagoa Vermelha pediram apoio aos prefeitos na votação que ocorrerá em Assembleia no dia 11 de abril, na sede da AABB de Lagoa Vermelha. Os municípios da Amunor terão direito a voto e disputarão a instalação do Campus com Vacaria.

PLANEJAMENTO
Conforme o presidente da Amunor, Ulisses Cecchin (PP), a intenção neste ano, à frente da associação é verificar a viabilidade de empresa para assessoria tributária para as prefeituras; atenção às exigências do Ministério Público nas áreas de educação e meio ambiente; apoiar e fortalecer o Cirenor; discutir e organizar campeonatos regionais; promover palestras, seminários e cursos para servidores, gestores e vereadores; discutir a constituição de brigadistas para análise das condições de uso de centros comunitários, CTGs; demandas regionais junto a Fepam, coordenar os trabalhos e representar a Amunor sempre que for necessário.

CERIOLI
O próximo presidente da AMUNOR, segundo foi informado, deve ser o prefeito Getulio Cerioli.

DARTANHÃ RECEBEU COVATTI
Visitou o município de Caseiros, dia 28 de março, o deputado federal, Vilson Covatti. Estiveram presentes na recepção ao parlamento, os secretários de Obras, Saúde e Agricultura, vereadores e representante do CTG Cruzeiro do Sul. Na oportunidade foi discutida algumas necessidades do município em relação à pavimentação. Covatti reafirmou seu compromisso de buscar junto à União recursos para auxiliar o município em suas demandas.

HOMENAGEM
Está confirmada para final de maio, através de iniciativa do Democratas de Lagoa Vermelha, homenagem ao jornal Folha do Nordeste, Rádio Cacique e NG Revista. Os três veículos de comunicação, em Lagoa Vermelha, estão de aniversário em maio e junho. Presidente Ivan Barreto disse que o jantar vai acontecer na AABB, com a presença do deputado federal Onyx Lorensoni.

DOBRADINHA
Vereador Adriano Carvalho Dolzan, PSDB, reafirma seu propósito em concorrer ao cargo de deputado estadual. Deve fazer dobradinha com a ex-governadora, Yeda Crusius, que disputa uma vaga à Câmara Federal.

66 ANOS
Rádio Cacique AM, que em maio comemora 66 anos de fundação, será laureada no Troféu Imprensa 2014. Homenagem do evento para uma das mais antigas emissores do Rio Grande do Sul.

CASARIN
Vereador Maurício Casarin, neste ano, recebe o Troféu Imprensa como Político. O fato deve ser destacado, eis que este quesito é muito disputado na área política.

INDÚSTRIAS
Indústrias do setor moveleiro estarão sendo destacadas no baile do Troféu Imprensa. O reconhecimento ao setor se deve a sua importância no desenvolvimento de Lagoa Vermelha, em especial quando comemoramos 133 anos de emancipação.

FESTA SANTO EXPEDITO
Neste domingo, 6 de abril, ABAMFº de Lagoa Vermelha realiza em sua sede campestre, mais uma festa em honra a Santo Expedito, com missa e depois almoço. À tarde, a associação prepara diversas atividades. Bráulio Guedes informa que o evento deve reunir não só associados, mas a comunidade de Lagoa Vermelha.

AÇÃO DA POLÍCIA
Depois do incidente ocorrido na avenida Afonso Pena, próximo a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, onde dezenas de pessoas teriam se envolvido em briga generalizada, o que se pode notar, no último final de semana, foi a presença intensa da Brigada Militar no centro da cidade.

PP EM IBIAÇÁ
O Partido Progressista da região nordeste do Estado esteve reunido, nesta semana, no município de Ibiaçá. Na pauta, a sucessão ao Palácio Piratini e possíveis candidaturas em nível de região. Na reunião, que contou com jantar, presença de delegação de Lagoa Vermelha, através dos vereadores Luiz Carlos Kramer, Rosalino Etevaldo Vieira e Clóvis Neckel, além de Lírio Roberto Leão, Tirza Cirino e Horley Assis. Foi anfitrião, o prefeito Ulisses Cechin.

AUSÊNCIA
A ausência de possíveis candidatos pela região foi sentida na reunião realizada em Ibiaçá pelo PP. Nomes como de Moacir Volpato, Mara Barcellos e Francisco Appio estiveram ausentes.

RESISTÊNCIA
Em nível do PP, resistência a possível candidatura de Francisco Appio é notória. Por exemplo, em vários municípios da região, onde o PP comanda prefeituras, seu nome não será o indicado como preferencial. Em Lagoa Vermelha, complementando, Appio não deve ter apoio total de sua bancada na Câmara de Vereadores.

GASTOS
O gabinete da senadora Ana Amélia (PP-RS) vem reduzindo a cada ano os gastos dentro da cota disponibilizado pelo Senado para cada parlamentar. Em 2011, foram utilizados 30% da cota, enquanto em 2012 esse número caiu para 28% e em 2013 para 26%. A senadora destacou a importância de economizar o dinheiro público e adotou práticas de economicidade que incluem desde os gastos com telefone até com recursos da gráfica do Senado. Em vez de imprimir discursos ou materiais de divulgação do mandato na cota gráfica, a senadora preferiu imprimir livros e obras como a constituição que são enviadas a estudantes e instituições de ensino. Desde o começo do mandato, já foram destinadas cerca de 40 mil publicações. Enquanto isso, para manter a transparência do mandato, a senadora divulga todas as suas ações pelos meios eletrônicos. Além disso, o gabinete está entre os que possuem menos número de funcionários. São 21 colaboradores, enquanto o limite permitido é de 59. A senadora também abriu mão do auxílio-moradia, pediu para não receber a ajuda de custo denominada 14º e 15º salários, em 2012, e votou para que esse benefício fosse extinto, em projeto já aprovado pelo Senado. Ana Amélia também é autora de projeto de lei, que aguarda apreciação do Plenário do Senado, que veda ajuda de custo a parlamentares reeleitos, no começo de cada mandato.

MAIS UMA EDIÇÃO
Já está circulando mais uma edição da NG Revista, com 116 páginas de muita informação.

marcos


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios