Close

Sign In

Close

Coluna Marcos Nepomuceno – 01/11/2013

TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
Sanção sem vetos ao projeto de lei que inclui o tratamento com medicamentos de uso oral contra o câncer na cobertura obrigatória dos planos de saúde. Esse foi o desejo manifestado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) em discurso na tribuna nesta semana. O avanço na legislação, aprovado pelo Senado na semana passada, foi um dos pontos destacados pela senadora em balanço do “Outubro Rosa”, mês de conscientização em relação ao combate ao câncer de mama. – A nova lei proporcionará tratamento em casa, de modo mais eficiente e seguro, a mais de um milhão de pacientes com câncer que têm contratos com planos de saúde, não apenas a pacientes com câncer de mama. A sua aprovação demonstra a importância de se legislar de modo colaborativo e em benefício da população – declarou a senadora em Plenário. O projeto (PLS 352/2011) foi aprovado no último dia 23 e enviado no dia seguinte para a presidente Dilma Rousseff. Mesmo antes da sanção, a medida já produz efeito, a partir de portaria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que incluiu 37 medicamentos orais para tratamento domiciliar do câncer. A determinação da agência reguladora passará a valer em janeiro de 2014. Consideramos de alta importância esta iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos, PP.

DEPUTADO ASSIS MELO
Deputado federal do PC do B, Assis Melo, esteve em Lagoa Vermelha, quando promoveu visitas e encontros em vários setores da comunidade. No plenarinho da Câmara de Vereadores, ao participar de reunião, registramos encontro com o prefeito de Capão Bonito do Sul, Danilo Barreto da Costa e vice-prefeito, Felippe Júnior Rieth. Ainda, na foto, André Oliveira, presidente do PC do B de Vacaria e o advogado João Vicente Barreto da Costa.

ENTIDADES LANÇAM CAMPANHA
Em uma ação conjunta entre o Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS), Câmara Empresarial e Cultural (CICAS) e Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Lagoa Vermelha (SICOM) foi lançada a promoção Caminhão de Prêmios. No total serão distribuídos para os consumidores de Lagoa Vermelha diversos prêmios, através das empresas associadas aos promotores. O sorteio será realizado no dia 4 de janeiro de 2014 pela Loteria Federal. A distribuição das cautelas junto aos associados é gratuita. A cada compra de R$ 40,00 o consumidor vai receber uma cautela.

FEIRA DO LIVRO
Na próximo semana, iniciando na quarta-feira, 6, com término previsto para sábado, 9, teremos mais uma edição da Feira do Livro e Cultura na Praça, uma iniciativa da secretaria municipal de Educação e que deve movimentar entidades e formadores de opinião. Tendo como patrono o jornalista Juremir Machado, a Feira do Livro conta com diversas atrações e será realizada na Praça Frei Matheus Dolzan. A expectativa é recorde de público, prevendo as presenças de escolas, entidades e vários setores da comunidade. A programação completa você pode conferir nesta edição da Folha.

ASFALTO NAS VIAS
O asfalto, em alguns locais das vias centrais da cidade, está apresentando problemas em sua conservação, formando verdadeiras “crateras”. É necessária sua urgente conservação.

PALESTRA COM LASIER MARTINS
Na próxima sexta-feira, 8 de novembro, palestra com o jornalista Lasier Martins. O evento acontece na Associação Atlética Banco do Brasil, reunindo empresários, lideranças da comunidade e formadores de opinião. A promoção é uma iniciativa conjunta entre o jornal Folha do Nordeste, Rádio Cacique AM e SICOM. Na oportunidade, a diretoria do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Lagoa Vermelha será homenageada.

DEPUTADO SANTINI
Deputado Ronaldo Santini, PTB, participa da palestra do jornalista Lasier Martins. A confirmação ocorreu nesta semana junto aos organizadores. A senadora Ana Amélia Lemos foi convidada para estar presente, mas não virá, tendo em vista compromissos.

TURISMO NA REGIÃO
O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) recebeu a visita dos vereadores de Marcelino Ramos, Sergio Antonio Beal (Serginho) e Ronei Schneider. Na ocasião eles trataram de projetos para investimentos em turismo no município. Conhecido pelo Balneário de Águas Termais, Marcelino Ramos recebe anualmente turistas dos mais variados lugares e de todas as idades. Santini reafirmou seu compromisso com a administração municipal e reiterou seu envolvimento na realização de projetos para o desenvolvimento do município e região. Muitos lagoenses desfrutram, no verão, do balneário de Marcelino Ramos.

FILIAÇÃO
Diego Del Sent, ex-PR, como a coluna antecipou, agora faz parte do PTB de Lagoa Vermelha. Sua filiação ocorreu na presença do deputado Ronaldo Santini e presidente do partido, Eli Pegoraro. Diego ingressa no partido atendendo convite de Pedro Macari.

REUNIÃO TRATOU DA ERS 126
Um grupo de trabalho formado por prefeitos, vereadores e lideranças políticas, empresariais e comunitárias e definido na reunião pública da Subcomissão dos Municípios Sem Acesso Asfáltico realizada na sexta-feira (25), em Guabijú, intensificou o acompanhamento do processo para a pavimentação da ERS-126, que liga São Jorge a Nova Araçá, passando pelo município. Este foi um dos principais encaminhamentos do encontro realizado no Sindicato Rural de Guabijú pela Subcomissão, que é coordenada pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) e está ligada a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia. Sossella começou o encontro revelando que realizou uma reunião preparatória com o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Carlos Eduardo de Campos Vieira, e com o diretor de Infraestrutura do órgão, Carlos Alexandre Toniolo. De acordo com os diretores, nos próximos dias o Daer deverá apresentar uma solução definitiva para empresa SBS, responsável pela obra, na questão da pedreira, maior entrave para a obra na ERS-126. Sossella aproveitou para destacar que, ao resolver este ponto, o órgão beneficiará, também, a obra de acesso a Montauri, uma vez que a empresa responsável e a pendência são as mesmas. O parlamentar trabalhista enfatizou que a ERS-126 é uma rodovia de enorme importância, já que liga as regiões Norte e Nordeste com a Encosta Superior, beneficiando mais de 50 municípios. A ERS 126, na região, beneficia diretamente o município de Ibiraiaras.

AVALIAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA 2013
Comissão organizadora da Semana Farroupilha 2013 esteve reunida, na segunda-feira, 28 de outubro, para avaliar a iniciativa. Houve também entrega das premiações aos participantes do evento que comemorou a data do gaúcho. Uma constatação: foi reduzida a participação da população nas atividades que se concentraram no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori. Houve colocação de que a promoção deveria ser realizada no centro da cidade. O problema seria a infraestrutura. Questão para ser analisada com antecedência. Esteve presente na reunião, o secretário municipal da Indústria e Comércio, Ivo Matuella, bem como representantes de entidades tradicionalistas, escolas e setores da imprensa. Presidiu a comissão, o patrão do CTG Alexandre Pato, José Aldoir Luz Costa.

ARRANCADÃO NA HÍPICA
No dia 10 de novembro, domingo, na Hípica, mais um Arrancadão, envolvendo pilotos da região. A iniciativa é da Associação Lagoense de Velocar. O jornal Folha do Nordeste, juntamente com a NG Revista e rádio Maisnova FM é apoiador do evento que deve movimentar o final de semana.

BAILE DOS COMERCIÁRIOS
Tendo por local o Salão da Igreja São Paulo Apóstolo, ocorre mais uma edição do baile do Sindicato dos Empregados no Comércio, no dia 9 de novembro, sábado. Além disso, haverá entrega do Troféu Comerciário do Ano para quase duas dezenas de trabalhadores no comércio e sorteio de uma moto Okm.

MAIS UMA EDIÇÃO
No dia 6 de novembro, mais uma edição da NG Revista, contando tudo o que acontece em nossa sociedade, com cem páginas de muita informação.

marcos


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios