Close

Sign In

Close

Câncer: Salve sua pele – Edição de Dezembro de 2013

Já falamos aqui outras vezes sobre câncer de pele, lembram?! Pois o número de casos cresce a cada ano!
São previstos 182 mil novos casos de câncer de pele, 68,8 mil de próstata e 57,1 mil de mama.
Cerca de 580 mil brasileiros terão algum tipo de câncer no próximo ano. A estimativa revelada agora em dezembro pelo relatório do Ministério da Saúde é 11% superior à de 2012. Em âmbito mundial, a Organização Mundial de Saúde estima que 43% dos homens e 39% das mulheres em todo o mundo serão diagnosticados com a doença em algum momento da vida.
Segundo o ministério da saúde , o câncer de maior incidência no país é o de pele, correspondendo a 31,5% de todos os tumores malignos previstos para 2014.
Entre os homens, o câncer de próstata segue em segundo lugar. Já as mulheres devem ficar atentas ao câncer de mama, em terceiro lugar na lista.
A pergunta que fica é sempre a mesma: Porque será que o número de casos aumenta a cada ano?
Uma das principais causas se deve ao aumento da expectativa de vida, associados a maior detecção dos casos (diagnósticos) e hábitos de vida pouco saudáveis (como a exposição solar excessiva, por exemplo).
Já faz alguns anos que o câncer de pele é o primeiro tanto em homem quanto em mulheres no Brasil.
Ainda bem que os tipos mais comuns são os carcinomas e não o tipo melanoma, que é o mais grave.
Apesar de a previsão de novos casos ser menor, o câncer de pele tipo melanoma é mais preocupante que os outros dois tipos de câncer de pele. Se diagnosticado precocemente, o melanoma tem alta chance de cura. Com o diagnóstico tardio, no entanto, a expectativa de sobrevida cai drasticamente. Somente 25% dos pacientes sobrevivem ao melanoma avançado por um ano, e apenas 10% sobrevivem por dois anos. Os riscos de desenvolvimento de metástase também são grandes.
Sinais de Alerta. Pode ser um câncer de pele:
Feridas ou lesões que surgem em áreas da pele expostas ao sol (rosto, braços, colo), que não cicatrizam e sangram com facilidade, ou uma mancha avermelhada na pele.
Pintas ou verrugas escuras que surgem de repente ou que sofrem alterações ao longo dos anos como mudança da cor, aumento de tamanho, sangramento, coceira.

 

Página 36

 

morgana

Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios