Close

Sign In

Close

ATM – Edição de Outubro de 2013

D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante.
Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.Marcos Pagina 40

Algumas das causas mais comuns de D-ATM são:

jjjj

Deslocamento do disco da ATM
Ocorrem quando o disco articular desloca-se de sua posição anatômica. Podem ser acompanhados de estalos ou ruídos ao abrir e fechar a boca, travamentos no maxilar, dor à movimentação, além de outros sintomas.

Disfunções musculares
Ocorrem quando os músculos mastigatórios se inflamam. Podem ser acompanhadas de dor ou cansaço na face, dor de cabeça, e diminuição da abertura bucal. São normalmente causadas por sobrecarga muscular, normalmente associadas a hábitos como ranger ou apertar os dentes, dentre outros fatores.

Bruxismo
É o hábito de ranger ou apertar os dentes. Além de desgastar os dentes, pode causar dores faciais, disfunções da musculatura mastigatória e também disfunções da ATM.
Efeito Chicote
São lesoes causadas no pescoco através de movimentos bruscos e repentinos da cabeca, alem do seu limite fisiologico normal.. O exemplo mais comum de efeito Chicote sao as lesoes de aceleracao e desaceleracao muito comuns em acidentes automobilisticos com colisao traseira. O brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa o estiramento e compressão dos componentes da ATM, ocasionando um traumatismo.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:

Dor na região da ATM; dor e pressão atrás dos olhos; dores de cabeça frequentes; um clique ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; muitos pacientes queixam-se de sintomas auditivos associados à dor e disfunção das ATM, sendo otalgia, zumbido, plenitude auricular, tontura ou vertigem e perda auditiva subjetiva os mais comumente relatados; mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar; flacidez dos músculos da mandíbula; uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

O tratamento fisioterapêutico para a DTM se baseia na diminuição de dor e do espasmo muscular além de melhorar a mobilidade da articulação. São usadas técnicas de mobilização e liberação articular.
De acordo com a American Academy of Pain Craniofacial a fisioterapia ajuda a aliviar a dor músculo-esquelética e a restaurar a função normal por meio da alteração da entrada sensorial e redução da inflamação, diminuindo, coordenando e fortalecendo a atividade muscular, e promovendo o reparo e regeneração dos tecidos.
Em casos de articulação inflamada, antes de dar início ao tratamento de mobilização, serão usados recursos de eletroterapia (laser e ultrassom).
Na maioria das vezes, o tratamento é simples e conservador. Porém em alguns casos, a cirurgia ainda será a melhor opção e para tanto será necessário buscar a ajuda de um cirurgião especialista.
A atuação de uma equipe multidisciplinar é indispensável, uma vez que a DTM é desencadeada por fatores diversos.
O controle da depressão e da ansiedade com o apoio psicológico vai ser de grande auxílio para o tratamento da DTM. No caso da odontologia, o profissional poderá associar o uso algum tipo de placa de mordida se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impedem de ranger contra os dentes superiores.

fisiocentermarileia

Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios