Close

Sign In

Close

Arena do Grêmio pode ter acesso para a Freeway em dias de jogos, diz Sossella

Arena do Grêmio pode ter acesso para a Freeway em dias de jogos, diz Sossella

O trânsito caótico no entorno da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pode estar com os dias contados. A garantia é do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) após participar nesta quarta-feira (28) de duas reuniões em Brasília para tratar da questão.

O parlamentar esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o diretor Weber Ciloni e os especialistas em Regulação Paulo Improta e Carlos Eduardo Duarte, onde entregou um documento em nome do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.

“Reiteramos o pedido para que a ANTT determine ao Grupo CCR, vencedor das concessões federais no Rio Grande do Sul, a construção de um acesso especial a BR-290, no km 92 no sentido Porto Alegre-Litoral, exclusivamente nos dias de jogos ou grandes eventos”, explicou Sossella.

Em dias úteis, a intenção é que a abertura do acesso ocorra após as 21h30. Em fins de semana ou feriados, no entanto, poderá variar, mas sem coincidir com os horários de maior fluxo na rodovia. “É importante salientarmos que se trata de uma excepcionalidade para os dias de jogos e grandes eventos e que todos os cuidados serão tomados para não interferir nas condições de operação e de nível de serviço da rodovia”, destacou Sossella.

De acordo com o deputado, a sugestão foi bem recebida e está sendo analisada pelo órgão. Também será feito um estudo funcional e de tráfego, demonstrando para a ANTT as características da necessidade do acesso à Arena. Caso seja aprovada, os trabalhos serão executados com recursos do fundo destinado para obras que não foram previstas no contrato de concessão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), que compreende as BRs 101, 290, 386 e 448 no Estado.

Em busca de uma solução para o problema no bairro Humaitá, o parlamentar já intermediou mais de dez reuniões na capital gaúcha e em Brasília. Além disso, esteve à frente das tratativas pelo restabelecimento da Rua Voluntários da Pátria, onde pilares da nova Ponte do Guaíba foram erguidos sobre a via, interrompendo parcialmente o tráfego de veículos e gerando transtornos aos usuários.

GRUPO CCR – Sossella também debateu o tema em visita ao diretor vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo CCR, Ricardo Castanheira. “Como coordenador da Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-386 e como ex-presidente da CPI dos Pedágios, demos as boas-vindas e destacamos a ele o histórico de luta na questão pedágios, principalmente as questões levantadas nas audiências públicas feitas no Rio Grande do Sul para tratar da concessão e da necessidade de investimentos em duplicação já nos primeiros anos de contrato”, salientou.

“Também afirmarmos que estamos na torcida para que ocorram os investimentos previstos para as quatro rodovias federais e que o nosso Estado não tenha mais esse tabu quanto aos pedágios, que só cobrava dos usuários e não dava retorno em obras de duplicação, por exemplo”, completou.

SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO – Além da obra no entorno da Arena do Grêmio, Sossella reiterou o pedido pela construção de um trevo de acesso ao Distrito Industrial de Santo Antônio do Planalto, que também poderá ser beneficiado com recursos do fundo.

 

Crédito das fotos: Divulgação


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios