Close

Sign In

Close

Ana Amélia buscará ajuda na Casa Civil para municípios atingidos pela seca

Ana Amélia buscará ajuda na Casa Civil para municípios atingidos pela seca

A seca que castiga vários municípios da Campanha e da Zona Sul, no Rio Grande do Sul, tem provocado prejuízos milionários nas áreas rural e urbana. Apenas em Bagé, onde há racionamento de água há mais de 45 dias, a estiagem causou perdas de R$ 50 milhões, informou o prefeito Divaldo Lara, que esteve nesta quarta-feira (21) no gabinete da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), acompanhado do deputado federal Afonso Hamm.

A senadora assegurou ao prefeito que irá levar o tema à Casa Civil, no governo federal, para solicitar auxílio no enfrentamento à seca. A execução de projetos relacionados a barragens na região, apoio para perfuração de poços artesianos e para manutenção e limpeza de açudes devem estar entre as solicitações.

Cerca de 30 municípios têm problemas relacionados à falta de água e vários deles já decretaram situação de emergência, aguardam reconhecimento do decreto pela União ou estão com o pedido sob análise do Estado ou ainda recolhendo documentos para entregar à Defesa Civil.

Além do problema de abastecimento de água para a população, são registradas perdas nas lavouras, queda na produção e até a morte de animais. Estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes também são afetados e registram redução nas vendas.

— A situação é realmente preocupante e ações urgentes são necessárias. Estamos solicitando reunião na Casa Civil para que os prefeitos da Campanha e da Região Sul possam apresentar as demandas e conseguirmos auxílio — disse a senadora.

Foto: Renan Arais


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios