Close

Sign In

Close

1º Encontro de Famílias das Crianças e Jovens com Diabetes de 2018

1º Encontro de Famílias das Crianças e Jovens com Diabetes de 2018

O projeto de extensão Acampamento da Criança com Diabetes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), que integra o Programa ComSaúde, promoveu, no dia 18 de março, na Associação dos Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o 1º Encontro de Famílias das Crianças e Jovens com Diabetes em 2018.

De acordo com a coordenadora do projeto Acampamento da Criança com Diabetes, professora Mônica Krahl, participaram das atividades em torno de 30 crianças e seus familiares de diversas regiões do Rio Grande do Sul.  “A importância do projeto é que as crianças com diabetes tenham um grupo de apoio, nós damos orientações sobre o autocuidado e um convívio saudável. Queremos mostrar que apesar das limitações que a doença traz para a criança, se bem cuidada, ela pode ter um desenvolvimento normal”, explicou a coordenadora.

Foram promovidas duas oficinas para os , com a temática “contagem de carboidratos e prevenção das doenças respiratórias nas crianças com diabetes”. Para as crianças e jovens, foram ministradas oficinas sobre impacto do diagnóstico e atividades físicas, desenvolvidas em parceria com o Grupo de Escoteiros Cônego Sorg, de Carazinho.

O encontro promoveu também um curso de formação de monitores do acampamento para crianças com mais de 12 anos e que já participaram de mais de duas edições do acampamento, que tiveram aulas sobre administração de insulina e liderança. “Esses encontros fazem parte do projeto de permanente acompanhamento da criança com a diabetes. Promovemos em torno de quatro encontros anuais com as famílias; o próximo vai ocorrer no dia 17 de junho”, disse.

O Acampamento da Criança com Diabetes promove a qualidade de vida e o autocuidado orientado à criança e ao jovem com diabetes tipo I (DM1) e sua família, por meio de vivências e experiências lúdicas. A próxima edição do Acampamento acontece de 25 a 28 de outubro de 2018, no Campus I da UPF.

Pedágio Solidário acontece no dia 7 de abril 

O pedágio tem como objetivo captar recursos para manutenção das atividades do Acampamento, já que todas as ações são gratuitas. No próximo dia 7 de abril, das 9h às 17h, voluntários estarão arrecadando recursos junto às sinaleiras da área central de Passo Fundo.

Foto: Divulgação


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios